quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em parceria com o SENAC, Prefeitura inicia qualificação de 200 alunos em 7 cursos do PRONATEC

Capacitar mão de obra para um mercado de trabalho que exige qualificação é uma das ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Currais Novos em parceria com diversas instituições de ensino, que, através do PRONATEC, já inseriu no mercado local cerca de 1.500 pessoas qualificadas em dezenas de cursos profissionalizantes. 

Na noite desta quarta-feira (02), a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), deu início às aulas de sete cursos pactuados com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial): promotor de vendas, operador de supermercado, auxiliar de pessoal, recepcionista em meio de hospedagens, garçom, bartender e auxiliar de cabeleireiro. 

O supervisor pedagógico do SENAC/Unidade Macaíba, João Paulo, apresentou detalhes dos cursos e os direitos e deveres dos alunos. “Somente este semestre, cerca de 500 alunos devem ser capacitados em Currais Novos em cursos do SENAC”, disse. 

O prefeito Vilton Cunha e o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, comentaram sobre a importância dos cursos. “Em 2013 fomos o município do interior que mais capacitou alunos em cursos do PRONATEC, e tudo isso é resultado do esforço da gestão municipal”, disse Eugênio, que apresentou exemplos de alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho e gerando renda no município. 

“Algumas alunas dos cursos de corte e costura e cabeleireiro já estão ganhando seu próprio dinheiro e formalizando seus pequenos negócios”, finalizou. Investir na qualificação da população, de acordo com o prefeito, é fundamental para o desenvolvimento da economia local. 

“Existe uma grande dificuldade das pessoas em conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, e se qualificar é indispensável para a conquista de um emprego tão desejado”, disse Vilton, que também destacou a conquista do prêmio “Sebrae Prefeito Empreendedor” como incentivo para a realização de novos projetos que promovam o estímulo ao micro empreendedor individual. 

O coordenador dos cursos do PRONATEC na Prefeitura, Gérson Júnior, destacou a importância do programa para Currais Novos. “Qualificar é necessário para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no município, e nós temos realizado essas parcerias para ofertar à população cursos que melhorem a vida destas pessoas”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário