segunda-feira, 14 de abril de 2014

Presidente da Assembleia chinesa quer conhecer detalhes do Marco Civil da Internet

O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Zhang Dejiang, recebeu nesta segunda-feira (14), em Beijing, a comitiva de parlamentares brasileiros chefiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e manifestou interesse em conhecer “com profundidade” os termos do Marco Civil da Internet aprovado pela Câmara no fim do mês passado. 

Durante o encontro, Dejiang declarou que a China e o Brasil devem aprofundar a confiança política mútua e reforçar a cooperação pragmática para elevar a parceria estratégica a um novo patamar, especialmente depois da reunião de cúpula dos Brics - grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – prevista para ocorrer em julho, em Fortaleza (CE). 

Segundo Zhang Dejiang, as relações sino-brasileiras intensificaram-se ao longo dos últimos 40 anos e, neste momento, a China está trabalhando na direção de rejuvenescer o país, enquanto o Brasil está promovendo sua modernização para se tornar uma potência global. 

Em relação ao Marco Civil da Internet, Zhang Dejiang disse que a segurança cibernética é um tema “muito importante” na China e manifestou seu interesse em “aprender com a experiência brasileira”. 

Diante da manifestação, Henrique Eduardo Alves se comprometeu a encaminhar o texto assim que ele for aprovado pelo Senado. 

Alves ressaltou, no entanto, a dificuldade em se construir um documento consensual, especialmente quando a Casa é tão plural quanto a Câmara brasileira, que tem representação de 21 partidos atualmente. 

“O Marco Civil da Internet é uma conquista, foram seis meses de intensa discussão de um tema com muita complexidade”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário