sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cientistas mostram como um simples exame de vista poderá detectar o Alzheimer

A Doença de Alzheimer não tem cura, mas quanto mais cedo for diagnosticada, mais favorável tende a ser o seu tratamento. 

O problema é que ainda não há um método simples e barato de identificar a doença. Mas este cenário pode mudar em poucos anos: pesquisadores australianos estão desenvolvendo um tipo de exame de vista que poderá diagnosticar a enfermidade rapidamente, antes mesmo de suas primeiras manifestações. 

Neuro-degenerativa e potencialmente incapacitante, a Doença de Alzheimer afete cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativas atuais. 

Trata-se de um dos tipos de demência mais comuns, portanto (convém destacar que, na medicina, demência indica a perda permanente e progressiva de funções cerebrais, não “loucura”). 

Diagnosticar a condição não é tarefa fácil. Para fazê-lo, os médicos executam uma análise cuidadosa do histórico do paciente e recorrem a exames para afastar a possibilidade de sintomas ou sinais estarem associados a outras doenças. 

Não raramente, estes exames são complexos e relativamente caros, como é o caso da ressonância magnética. 

De acordo com o doutor Shaun Frost, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, as concentrações de beta-amiloide encontradas nas retinas podem refletir os níveis da proteína no cérebro, tornando, a princípio, o teste bastante confiável. 

Para o exame, o paciente deve ingerir uma substância de contraste que faz as placas de beta-amiloide “brilharem” à análise do equipamento de imagem. 

Os resultados preliminares mostram que até blocos bastante pequenos da proteína podem ser identificados, alimentando a possibilidade de o exame ser capaz de ajudar no diagnóstico de Alzheimer de maneira bastante precoce, até 20 anos antes dos primeiros sintomas, segundo os pesquisadores. 

Esta é um aspecto deveras importante: como a Doença de Alzheimer ainda não tem cura, o tratamento nos estágios iniciais pode retardar a evolução da enfermidade e amenizar os transtornos ao portador quando os primeiros sintomas começarem a se manifestar: perda de memória, confusão mental e desorientação estão entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário