quarta-feira, 16 de julho de 2014

Henrique anuncia novo projeto que agiliza adutora para Currais Novos

Um dos principais projetos defendidos pelo candidato do PMDB ao Governo do estado, Henrique Alves, para a região do Seridó, a adutora de engate rápido para abastecer os municípios de Currais Novos e Acari pode sair mais rápido do que se esperava. 

Isso porque um novo projeto, que deixa a obra mais viável, rápida e econômica, vai ser entregue aos dirigentes do Dnocs, Walter Gomes, e da Caern, Yuri Tasso, na segunda-feira (21) para análise final e será encaminhado ao ministério da Integração Nacional. 

Henrique Eduardo Alves conversou na noite desta terça-feira (15), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) sobre as alterações no projeto. Após reunião, em Natal, entre os técnicos da Caern e Dnocs, o engenheiro José Humberto Dantas, do Dnocs, explicou ao deputado Henrique Alves que a alternativa será uma adutora paralela a atual adutora que abastece os municípios da serra de Santana. 

A água será captada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e transportada, sem tratamento, até Currais Novos onde já existe uma estação de tratamento da Caern no açude Dourados.

O projeto anterior, apesar da extensão menor, previa reforço e ajustes nas estações de captação, tratamento e elevatórias da atual adutora da Serra de Santana e demandaria mais tempo e custos para execução da obra, além de interrupções no abastecimento dos demais municípios durante a execução das obras. 

Com a captação feita diretamente na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a extensão da adutora, em relação ao projeto inicial, vai dobrar de 40 para 80 quilômetros. 

O projeto previa, inicialmente, a captação no município de Florânia. Com as explicações feitas ao deputado Henrique Alves, o parlamentar repassou as informações ao ministro Francisco Teixeira que espera o projeto definido do Dnocs na próxima semana. 

"A alternativa é a mais viável para não atrasar ainda mais uma solução emergencial para o abastecimento de Currais Novos, que está na iminência de entrar em colapso", disse Alves. 

Os recursos, inicialmente da ordem de R$ 27 milhões, segundo o deputado, são do orçamento próprio da Defesa Civil Nacional, com possibilidade assegurada pelo governo de complementação com verbas do Orçamento Geral da União. Lideranças do seridó receberam de forma positiva o resultado da reunião de ontem. 

O deputado federal Ezequiel Ferreira (PMDB), que vem lutando pelo projeto, disse que a adutora é de extrema importância para a região. 

“Currais Novos é uma cidade de 45 mil pessoas e os seus dois reservatórios estão em colapso. A articulação do deputado Henrique para resolver isso é fundamental”, diz. 

O ex-prefeito José Lins (PMDB) acredita que a obra é um socorro para a região. “O povo de Currais Novos só tem a agradecer pelo empenho do deputado Henrique Alves para trazer a adutora”, afirma. 

Vilton Cunha (PR), prefeito de Currais Novos, acredita que com a atuação de Henrique o problema será resolvido. “O empenho e a liderança de Henrique trará com toda a certeza a adutora antes de termos um colapso no abastecimento de Currais Novos”, fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário