sábado, 6 de setembro de 2014

Segundo MEC, 05 Escolas Municipais de Currais Novos superaram IDEB Nacional de 2013

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (05) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas brasileiras, dados estes que mostram os avanços no ensino fundamental (4º e 5º ano, 6º ao 9º) e ensino médio no país. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice de 2013 foi de 4,9 entre as escolas da rede municipal do país, superando o de 2011, com 4,7. Já nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º ano), o índice das escolas da rede municipal do país se manteve o mesmo de 2011: 3,8. 

No ensino médio a nota repetiu o índice de 2011, com 3,7 pontos. O IDEB é um indicador geral da educação e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e média de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 9. 

REDE MUNICIPAL 

Segundo dados do MEC, a rede pública do Rio Grande do Norte obteve nota 4,0 entre as turmas de 4º e 5º ano, índice que foi superado pela rede municipal de ensino de Currais Novos com nota 4,9. 

Em 2011, a nota do município foi 4,5. Cinco escolas municipais superaram o índice nacional: Escola Municipal de Nossa Senhora (5,7), Escola Municipal Castelo Branco (5,6), Escola Municipal Ausônio Araújo (5,3), Escola Municipal Professora Socorro Amaral (5,2) e Escola Municipal Francisco Leonis (5,0). 

Outras escolas tiveram nota acima da média estadual: Escola Municipal Salustiano Medeiros (4,3) e Escola Municipal Professora Trindade Campelo (4,1). 

No IDEB do 8º e 9º ano, a pontuação da rede municipal de ensino e das escolas estaduais do município foi a mesma: 3,4. 

O prefeito Vilton Cunha e a Secretária Municipal de Educação, Aparecida Medeiros, comemoram o crescimento dos índices do município e afirmaram que os dados refletem os investimentos e valorização da educação no município. 

“Desde o primeiro dia de nossa gestão que investimos na educação como prioridade, valorizamos os professores, reformamos salas de aula e criamos diversos projetos de apoio aos nossos alunos”, disse Vilton. Para Aparecida Medeiros, os índices de 2015 (próxima avaliação), deverão ser bem maiores devido o trabalho realizado pela SEMEC e pelas escolas. 

“O resultado mostra o quanto estamos valorizando nossa educação, e isto nos dá mais força e determinação para avançarmos ainda mais”, disse. 

DADOS 

 Em comparação com os índices de outros estados brasileiros, a nota obtida por Currais Novos entre as primeiras séries do ensino fundamental (4º e 5º ano) – 4,9 – superou o IDEB da Rede Pública de estados como Amazonas (4,5), Bahia (3,9), Paraíba (4,2), Pernambuco (4,1), e o mesmo do Rio de Janeiro (4,9). Com a nota 5,7, a Escola Municipal de Nossa Senhora obteve a mesma pontuação dos estados de São Paulo e Santa Catarina nas séries iniciais do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário