quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semarh e Idema fazem balanço do Programa que recolhe embalagens plásticas de lubrificantes

O Engenheiro Sanitarista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sérgio Pinheiro, se reuniu, esta semana, com o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Jamir Fernandes, para uma prestação de contas do termo de compromisso para a logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes no RN. 

 Este termo foi assinado, em dezembro de 2013, pelos dois órgãos, junto ao “Jogue limpo”, Programa criado pelo setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes do país e responsável a nível nacional pela destinação correta desse tipo de embalagem. 

O representante do Programa, Maurício Séllos, também participou da reunião junto com o representante do Sindipostos, Antônio Cardoso Sales. Na ocasião, foram apresentados dados da evolução do Programa, desde a sua assinatura, até o mês de Setembro de 2014.

De acordo com Sérgio Pinheiro, os resultados apresentados superaram a expectativa do Programa que era de atender 42 municípios nos segmentos: postos de serviços, concessionárias de veículos e comércio atacadista. 

“A meta era atender 25% dos municípios do estado, até setembro deste ano, entretanto foram atendidos 48, o que representa 29%. Para 2015, nosso objetivo é a cobertura em 84 cidades” frisou ele. Sérgio ressaltou ainda que nesse período, foram recolhidas 136 mil embalagens plásticas, o equivalente a 6,82 toneladas. 

O Programa Jogue Limpo foi criado para atender a demanda da lei de Resíduos Sólidos no que diz respeito ao sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes, pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário