segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Em entrevista à TV Record, Vilton destaca obras de abastecimento em Currais Novos

O prefeito de Currais Novos Vilton Cunha concedeu entrevista à TV Tropical - filiada à TV Record no RN – na manhã desta segunda-feira (03) no Palácio “Raul Macedo”, para detalhar as ações de convivência com a seca e obras de abastecimento realizadas pela Prefeitura Municipal nas zonas rural e urbana do município. 

Em conversa com a jornalista Mara Godeiro, Vilton destacou obras estruturantes de grande importância que a Prefeitura já realizou nos últimos dois anos e projetos que estão sendo executados atualmente. 

“Na zona rural já recuperamos e construímos barreiros e barragens submersas, perfuração e instalação de poços, temos a operação carro pipa em parceria com o Exército, e estamos construindo 902 cisternas”, comentou Vilton, que lembrou a parceria da Prefeitura com órgãos como o DNOCS e EMATER, além de ONG’s, para a execução destas ações. 

O prefeito também informou que o DNOCS iniciou a construção de 09 sistemas simplificados de abastecimento na zona rural que levará água para dezenas de comunidades, e que o órgão também irá perfurar e instalar 46 poços no município (zona urbana e rural) para atender a população.

ABASTECIMENTO 

Sobre o abastecimento da zona urbana o prefeito ressaltou o esforço da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN na distribuição de água em Currais Novos. 

Com a suspensão do abastecimento do município através do açude Dourado, a CAERN iniciou esta semana o sistema de rodízio da adutora Gargalheiras para atender as cidades de Currais Novos e Acari. 

Com a esperança de uma boa estação chuvosa a partir do próximo dia 21 de dezembro, o prefeito lembrou que caso a situação de estiagem continue, algumas ações devem ser realizadas para garantir o abastecimento das duas cidades, como a construção de cacimbões nos aluviões dos açudes Dourado e Gargalheiras, além da perfuração de poços. 

Vilton destacou a construção da adutora de engate rápido que trará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para amenizar a situação crítica no abastecimento de Currais Novos e Acari. “Nesta terça-feira (04) será realizada a licitação da adutora na sede do DNOCS em Fortaleza/CE, e temos a esperança que esta grande obra seja executada para o bem de todos”, disse. 

A adutora terá mais de 80KM e orçamento estimado em R$35 milhões. Ao final, Vilton Cunha disse que “é necessária a construção de obras estruturantes” para que situações críticas como estas não se repitam. “Temos que aprender a conviver com a seca”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário