quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mestre Tião Oleiro é homenageado com Ordem do Mérito Cultural

Na quarta-feira (05), Dia Nacional da Cultura, foi realizada no Palácio do Planalto solenidade para homenagear personalidades brasileiras e estrangeiras por suas contribuições à cultura nacional. Em sessão solene, a presidenta Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregaram a Ordem do Mérito Cultural a quatro instituições e a 26 personalidades, nas classes Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. 

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) prestigiou o evento que homenageou também o Mestre dos Congos de Ceará-Mirim, Tião Oleiro. “Foi com muita alegria que participei da entrega do 20° Mérito Cultural Brasileiro. Depois da romancista Dona Militana ter recebido das mãos do presidente Lula esta comenda, agora é a vez do Mestre Tião Oleiro receber a homenagem na classe Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural. Esse foi, sem dúvida, um dia muito especial para a cultura potiguar”, ressaltou Fátima que é membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. 

Para a presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito permite valorizar e reconhecer a diversidade cultural existente no Brasil. "Os homenageados expressam essa diversidade que muito nos orgulha, esta mistura de sotaques, de propostas, de saberes e de manifestações culturais que compõem o mosaico que somos", afirmou. 

"Antes, o nosso desafio era a fome. Hoje, o brado é por outro tipo de alimento, o da alma. E a cultura é esse alimento. Ao reconhecer aqueles que se destacam por seu talento extraordinário, a Ordem do Mérito Cultural colabora com o engrandecimento da nossa cultura e presta merecida homenagem aos que a constroem no dia a dia", disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário