segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Técnico russo não quer mais atletas negros por medo do vírus ebola

Sede da próxima edição da Copa do Mundo, a Rússia se vê, mais uma vez, envolvida em um lamentável caso de racismo no futebol. 

Desta vez, a polêmica ocorreu com Igor Gamula, técnico do modesto Rostov, antepenúltimo colocado do campeonato nacional. Em contato com jornalistas neste fim de semana, o treinador disparou uma preconceituosa declaração quando foi questionado se o seu time estaria interessado na contratação do zagueiro camaronês Benoit Angbwa. 

“Já temos bastantes atletas de pele escura no elenco. São seis”, disse Gamula, para depois acrescentar: “eu já estou até preocupado com o ebola”. Momentos depois, ele buscou deixar claro que o que havia acabado de dizer era em tom de brincadeira. 

Na imprensa de todo o planeta, porém, isso não foi aceito: Gamula foi duramente criticado. Ele, aliás, já tem um vasto histórico de polêmicas em sua carreira. 

O técnico chegou, inclusive, a ser denunciado pela Federação Russa de Futebol por ter criticado a arbitragem em uma ocasião. 

O Rostov é o antepenúltimo colocado do Campeonato Russo e tem em Moussa Doumbia um dos principais jogadores de seu elenco. O meio-campista, aliás, é natural de Mali, um dos países africanos que já registraram casos da doença 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário