terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vilton destaca ações emergenciais para o abastecimento de Currais Novos em entrevista à InterTV Cabugi

A InterTV Cabugi filiada da Rede Globo no Rio Grande do Norte exibiu duas matérias no jornal “RNTV 1ª edição” desta segunda-feira (10) sobre a situação de emergência no abastecimento de Currais Novos e Acari, onde o principal reservatório que fornece água para a população das duas cidades, o Gargalheiras, está com apenas 5% da capacidade total. 

A preocupação da população rural e urbana com a falta d’água e o açude Dourado praticamente seco foram alguns dos destaques da reportagem especial, que também exibiu uma declaração do prefeito Vilton Cunha sobre essa situação.

“Perfuração de poços, construção de sistemas simplificados de abastecimento, cisternas, dentre outras inúmeras obras estão sendo realizadas para amenizar essa situação para quem mora no campo e na cidade”, disse Vilton. 

Desde o ano passado a prefeitura compra água de um manancial em Macaíba para distribuir nas escolas e unidades básicas de saúde, e o custo anual desta compra é de mais de R$ 130 mil. A coordenadora da gestão de recursos hídricos do estado, Joana Darc, disse que 152 cidades do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência pela seca, e lembrou que dos 46 reservatórios monitorados pela SEMARH, 30 estão com menos de 25% da capacidade de armazenamento. 

“Todos nos Seridó estão abaixo desse percentual”, disse. A expectativa da população de Currais Novos e Acari é que até o final do próximo ano seja concluída a construção da adutora de engate rápido que trará água da barragem Armando Ribeiro para melhorar o abastecimento das duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário