terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Currais Novos supera em mais de 90% vacinação de crianças contra sarampo e pólio

Encerrada na última sexta-feira (12) em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo em crianças menores de cinco anos, que teve como meta vacinar mais de 90% deste público-alvo em todos os municípios. 

Em Currais Novos a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde contabiliza um alto índice de imunização deste público na campanha, que segundo a enfermeira Verônica Cabral superou os mais de 90%. “Na campanha de Pólio imunizamos 95,07% das crianças de 06 meses à menores de 05 anos, ou seja, 2.353, enquanto que na de sarampo vacinamos 1.992, o que equivale a 90,50%”, comentou Verônica, informando ainda que as crianças que não foram imunizadas contra a pólio e sarampo podem ser vacinadas em qualquer UBS do município, assim como qualquer pessoa pode procurar as unidades para atualizar o cartão de vacinas. 

O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. 

Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. 

A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. 

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. 

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário