quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Espetáculo do Parcerias Sinfônicas Sesc atraiu mais de 2 mil seridoenses

Formar plateia, fomentar a cultura potiguar e oferecer apresentação cultural gratuita e de qualidade à população. Essas foram algumas das metas atingidas na noite da última terça-feira (16/12) pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) em Caicó. 

Cerca de 2 mil seridoenses lotaram o Sesc Seridó para ver Alpendre, 4º show-concerto do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc. A apresentação marcou a reinauguração da Concha Acústica da unidade, reformada para oferecer mais conforto ao público. 

O espetáculo não foi só no palco: uma plateia calorosa vibrou, cantou, dançou junto e aplaudiu de pé em vários momentos da apresentação promovida pela instituição do Sistema Fecomércio RN. “Isso é fundamental para o resgate da cultura nordestina. 

Não imaginava encontrar um show desse em Caicó”, comentou a professora e advogada Ezilda Melo, que levou seus dois filhos pequenos para assistir à homenagem às raízes papa-jerimuns. “Acredito que a música é fundamental para a formação deles”. 

Alpendre é essencialmente potiguar: todos os envolvidos, desde os intérpretes, passando pelos músicos e pelos homenageados, são da terra. 

Sob direção de Diana Fontes, o show-concerto já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. 

A Orquestra Sinfônica da UFRN, junto com os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam grandes nomes da música e das letras pottiguares, como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião. “Boi Tungão”, “Forró da Coréia” e “Linda, Baby” são alguns dos clássicos interpretados pelo trio. 

Um grupo de seis bailarinos também sobe ao palco, agregando dança e teatro ao show-concerto. Para a caicoense Ezilda, a iniciativa “é fantástica. 

Demonstra que, quando o estado não intervém, há a necessidade da iniciativa privada”. Foi a quarta e penúltima apresentação de Alpendre, que passou, desde outubro, por Natal e Mossoró. 

O público terá a última oportunidade de assistir ao show-concerto dia 31/01/15, à beira-mar da praia de Pirangi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário