terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Prefeitura de Currais Novos encerra 2ª etapa do seminário de formação do PNAIC

Incentivar as crianças de até 08 anos a ler e resolver as quatro operações matemáticas é o principal e mais importante objetivo do “Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa”, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação e que em Currais Novos é coordenado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Na manhã desta terça-feira (02) no auditório da CDL aconteceu o encerramento da segunda etapa do seminário de formação dos professores municipais no PNAIC, evento que contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, da secretária municipal de educação Aparecida Medeiros, Maria de Lourdes e Fábia Lira representando os orientadores de estudo do pacto, Fátima Azevedo representando os gestores escolares da rede municipal, Francisca de Fátima Tavares representando os professores cursistas, Leyse Luana representando os alunos do ciclo de alfabetização da rede municipal, além de educadores, formadores, equipe da SEMEC, e alunos. 

O prefeito Vilton Cunha afirmou que a educação no Brasil é “um grande desafio” e que os governos precisam agir rapidamente para mudar a realidade. “Muitos países desenvolvidos possuem uma grande preocupação com a educação, nosso país já avançou muito com programas importantes como estes mas muito ainda tem que ser feito”, disse. 

Vilton destacou seu empenho e da Prefeitura a favor da melhoria da educação municipal nesses dois anos. “Valorizamos os professores com o reajuste salarial e estamos encarando os desafios para avançarmos ainda mais e queremos que em 2015 tenhamos mais alunos matriculados na rede municipal de ensino”, comentou. Aparecida lembrou que as ações realizadas pelo pacto em 2013 já apresentaram grandes avanços nos índices educacionais do município, como o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de algumas escolas. 

“Os avanços conquistados pela educação municipal nesses dois anos foram importantes, e o trabalho dos professores e da nossa equipe foi fundamental para estas conquistas”, ressaltou Aparecida, afirmando que em 2015 os avanços serão ainda maiores. 

O diretor da Escola Municipal “Professora Socorro Amaral”, Walter Florêncio, disse que “o pacto estimulou grandes mudanças nos resultados dos alunos da escola”. “A interação dos professores com os alunos e uma nova dinâmica nas atividades diárias foram importantes para avançarmos nosso IDEB de 4,1 para 5,2”, comentou. 

Para apresentar a importância do Pacto, o aluno Pedro Henrique do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Professora Socorro Amaral” fez a leitura do livro de literatura “Se a criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier, e mostrou que qualquer criança até os 08 anos pode e tem o direito de aprender a ler. 

O PNAIC é um programa de formação continuada de professores em diversas áreas do ensino e busca garantir aos alunos de até 08 anos o aprendizado no sistema de escrita alfabética e matemática. Em Currais Novos a segunda etapa de formação teve início em abril deste ano com duração de 160 horas distribuídas em atividades presenciais e a distância. 

Durante o encerramento as escolas municipais apresentaram banners com projetos de sucesso desenvolvido com os alunos durante as atividades propostas pelo pacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário