quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Programa dos diabéticos é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos

O programa municipal de Hiperdia (hipertensos e diabéticos) coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Currais Novos está sendo realizado normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e conta com referência para especialistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). 

O coordenador da atenção básica do município, enfermeiro Magnus Azevedo, afirma que o programa de hiperdia nas UBS possui maior interação entre as equipes do PSF – agentes de saúde, enfermeiros, médicos - com os pacientes, que serão encaminhados para especialistas do NASF como nutricionista ou educador físico de acordo com a condução do médico de casa UBS. 

“Estamos trabalhando de acordo com o SUS, ou seja, a atenção básica do programa de hiperdia sendo realizado pelas equipes de PSF junto aos pacientes que poderão ser encaminhados para especialistas para melhor acompanhamento”, disse. 

O sistema do programa é “referência e contra referência”, ou seja, o contato entre equipe dos postos/pacientes com especialistas e vice versa para melhor diagnóstico e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário