segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aprovados para a UFRN comemoram a conquista

Com 810.00 pontos, o jovem João Cláudio Urbano, de 18 anos, figura como o 1º lugar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Ao falar sobre o resultado, João Cláudio se emocionou, agradeceu aos professores pelo resultado e disse que a sensação que tem, agora, é do dever cumprido. “Sempre gostei de ajudar as pessoas, por isso decidi que queria estudar medicina. Meus professores me apoiaram e me fizeram acreditar que um sonho difícil não é um sonho impossível”, completou João Cláudio.

Já na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, no Campus Caicó, o destaque é Lara Valeska de Medeiros Rocha, de 19 anos, natural de Natal, mas criada desde novinha no município da Região do Seridó. Ela estava em casa, na rua Major Salviano, nº 147, Centro de Caicó, quando recebeu a notícia de que é a primeira colocada no Curso de Medicina Multicampi.

Ao falar  para a mídia potiguar, Lara Medeiros disse que estudou muito e que teve a ajuda do namorado João Luiz, aprovado em 4º lugar para o mesmo curso, e ressaltou a ajuda dos professores. 

Um dos cursos a apresentar alta pontuação como ponte de corte, o Curso de Medicina Multicampi de Caicó, no Rio Grande do Norte, foi um dos dez cursos mais concorridos no país. 

Abriu sua primeira turma em julho de 2014 e faz parte da política de interiorização e de acesso à educação pública superior da atual gestão da UFRN. 

Seu diferencial está no projeto pedagógico inovador tanto no método como na seleção, conforme o diretor da Escola, George Dantas de Azevedo. “Temos um curso focado na formação de médicos a partir de estudos integrados de problemas da saúde sem perder a visão social, trabalhados junto com a comunidade no interior e na zona rural. E para fortalecer o vínculo desse profissional com a sua região, a universidade atribui ao concorrente nascido na região um adicional de 20% sobre a nota, ou seja, um argumento de inclusão regional que garanta o acesso dos jovens do Seridó ao curso de medicina criado na região. 

Nos próximos três anos, ou seja, em 2017, a perspectiva da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, é de dobrar a quantidade de vagas nesse curso, que oferta, atualmente, 40. 

Concorrência 2015 

As duas opções para cursos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram a maior concorrência no processo seletivo da Instituição neste ano de 2015. 

Respectivamente Medicina, Campus Caicó, e Medicina, Campus Central, obtiveram a relação de 23,73 e 22,31 de candidatos por vaga. 

Em seguida, vem os cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 16,18, Biomedicina – Noturno, com 15,17, e fecha a lista dos cinco mais concorridos o curso de Psicologia – Integral, com a demanda de 14,89. 

Em números absolutos, o curso com maior quantidade de inscritos foi Ciências e Tecnologia, com 2.752 e 2.450 candidatos, respectivamente para as opções integral e noturno, registrando concorrências de 4.74 e 4.37. 

A matrícula na UFRN começa no dia 30 de janeiro e vai até 2 de fevereiro, período em que ocorre o cadastramento para os selecionados na primeira chamada. O início do ano letivo 2015 da UFRN será no dia 2 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário