quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cientistas descobrem 8 novos planetas em uma zona onde é possível haver vida

Uma equipe de astrônomos dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira o descobrimento de oito novos planetas em uma zona onde poderia haver vida, entre eles dois que são os exoplanetas mais parecidos com a Terra já descobertos até o momento. 

Este achado eleva para mil o número de planetas descobertos graças ao telescópio Kepler, usado pela primeira vez em 2009, informou hoje o Centro para a Astrofísica (CfA, sigla em inglês) da Universidade de Harvard e do Instituto Smithsonian em comunicado. 

"A maioria destes planetas têm boas probabilidades de serem rochosos, como a Terra", disse o principal autor do estudo, o investigador do CfA Guillermo Torres, que hoje apresentou a descoberta em um encontro da Sociedade Americana de Astronomia. 

Os oito planetas se encontram na zona habitável de um sistema estelar, ou seja, sua "órbita está a uma distância em que a água em estado líquido pode existir na superfície do planeta", explicou o CfA. 

Dos oito novos astros, a equipe de pesquisadores identificou dois parecidos com a Terra, os planetas Kepler-438b e Kepler-442b, que "orbitam estrelas anãs vermelhas que são menores e mais frias que o nosso sol". 

O Kepler-438b dá uma volta completa em sua estrela a cada 35 dias, tem um diâmetro 12% maior do que o da Terra e a possibilidade de que tenha uma superfície rochosa é de 70%, segundo os cálculos da equipe. Já o Kepler-442b realiza uma órbita completa em sua estrela a cada 112 dias, é cerca de um terço maior que a Terra e tem 60% de possibilidades de ter uma crosta rochosa. 
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário