terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Vilton e comitiva curraisnovense se reuniram com secretária da SESED para pedirem reforço na segurança do município

Mais agentes e policiais civis, novas viaturas, curso de formação de novos policiais militares e reforço nas ações de combate ao crime, foram algumas das sugestões apresentadas pelo prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e por uma comissão formada por representantes do CDL, vereadores, imprensa, e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), durante reunião na manhã desta terça-feira (13) com a secretária estadual da segurança e defesa social do RN, Kalina Leite Gonçalves. 

O encontro que aconteceu na sede da SESED no Centro Administrativo em Natal contou com a participação do secretário adjunto da segurança, Caio Bezerra; do Delegado Geral da Polícia Civil, Stênio Pimentel; do Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel Ângelo, e do Capitão Moacir, comandante da 3ª CIPM de Currais Novos. 

O prefeito Vilton Cunha lembrou que o município possui um histórico de cidade pacata mas que nos últimos anos vem sendo acometida com graves problemas ocasionados pela insegurança. “Somos uma das maiores cidades do RN e temos um número reduzido de policiais e agentes, e precisamos que este efetivo seja fortalecido”, disse Vilton, que também pediu a reforma no prédio da Polícia Civil, mais viaturas, novos agentes, permanência do delegado Antônio Pinto e do Capitão Moacir, assim como o curso de formação de novos policiais militares no município. 

A mesa diretora da Câmara Municipal formada pelas vereadoras Zefinha Moura (Presidente), Celinha (vice), Dadá (1ª secretária), e pelo vereador Odon Jr, além da presidente da CDL Currais Novos, Francisca Galvão “Loura” e alguns diretores, do secretário do GGIM, Walter Antero, e imprensa, também participaram da reunião. 

O comandante Geral da PM afirmou que o efetivo policial do estado não aumentou nos últimos anos e que as soluções para os problemas não são fáceis, mas afirmou que “todo o esforço será feito para melhorar a situação no Estado”. Para o adjunto da SESED, “segurança e saúde são os grandes desafios do Rio Grande do Norte”. 

De acordo com o delegado geral, Stênio Pimentel, o RN tem uma grande deficiência no número de policiais, o que representa menos de 1/3 do necessário para atender todo o Estado. “Aceitei o desafio pois acredito em mudanças”, disse. A secretária estadual da segurança afirmou que “sabe das preocupações e anseios da população” e que hoje a segurança pública é uma prioridade. “Agradeço a preocupação de Currais Novos e estarei sempre disposta a ajudar”, disse Kalina, afirmando que ações de cidadania em espaços públicos e a participação da sociedade fortalece o trabalho da segurança. 

O secretário executivo do GGIM, Walter Antero, solicitou apoio da SESED na instalação de um sistema de monitoramento de câmeras na cidade e entregou à secretária um ofício com todas as reivindicações formuladas em reunião no Gabinete Municipal no último dia 05 de janeiro com a presença de vereadores, imprensa e CDL. 

Ao final da reunião, a secretária e a cúpula da segurança estadual reafirmaram o compromisso de contribuir com o fortalecimento da segurança no município, e que algumas ações deverão ser implementadas para o bem estar da população. 

O prefeito Vilton Cunha agradeceu a disponibilidade da secretária e dos que fazem a segurança estadual na busca por melhorias para o município e aproveitou para convidá-los a visitar a cidade e participar de reunião do GGIM para a discussão do problema junto à sociedade. 

DENÚNCIAS 

Algumas ferramentas que a população potiguar possui para contribuir com as investigações policiais e denunciar crimes são o “Disque Denúncia 181”, assim como pelo aplicativo “Whatsapp” através do número (84 8149-9906). 

Todas as mensagens enviadas são documentadas e encaminhadas para os setores competentes. A nova ferramenta busca contar com o diferencial de obter imagens, vídeos e coordenadas geográficas das ocorrências. 

O Whatsapp do “Disk Denúncia 181” funciona da mesma forma que via telefone, mas a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas, cujo as denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo e a privacidade do denunciante será mantida em sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário