terça-feira, 5 de maio de 2015

CE apresenta moção de repúdio à violência contra professores no PR

A pedido da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou moção de repúdio à “truculenta ação policial” praticada contra professores do Paraná, no último dia 29, que deixou mais de 200 pessoas feridas. 

“O episódio chocou todo o Brasil em razão da violência e desrespeito às liberdades individuais e à luta pacífica dos professores. Foi um verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito”, destacou a senadora. 

Na última quarta-feira, mais de 20 mil funcionários públicos, muitos deles professores, realizaram manifestação pacífica, em frente à Assembleia Legislativa daquele estado, contra o Projeto de Lei 252/2015, que seria votado naquele dia e que alterava a forma de custeio e financiamento dos servidores do estado. 

A Polícia Militar, no entanto, repeliu os manifestantes com violência, por meio de bombas de efeito moral, golpes de cassetete, balas de borracha, jatos d’água, spray de pimenta e até mesmo ataques de cachorros. Na nota, os senadores da Comissão de Educação, solidarizam-se com os professores, ao mesmo tempo em que destacam seu empenho para garantir que serão apuradas as responsabilidade pelos excessos cometidos pela Polícia Militar do Paraná e que os responsáveis serão punidos como determina a lei.

“Defendemos o diálogo como premissa maior em qualquer ambiente de divergência e lembramos que o cidadão brasileiro não vai mais aceitar afrontas ao Estado Democrático de Direito e aos direitos fundamentais, individuais e coletivos, garantidos pela Constituição brasileira”, destaca a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário