terça-feira, 12 de maio de 2015

Estudo do Ministério do Turismo revela que brasileiros estão mais empenhados a viajar pelo país

De acordo com boletim que mede a intenção de viagem em sete capitais, mês de abril registrou a maior procura por destinos nacionais. Entenda as razões que elevaram a procura pelo país. 

A intenção do brasileiro de viajar pelo próprio país foi de 77,4%, a maior dos últimos dez anos se considerados os meses de abril da série histórica, de acordo com boletim que acaba de ser divulgado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas. 

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 11,2%. “Os atrativos naturais, culturais e de negócios, aliados ao ganho de infraestrutura, são forças que impulsionam o turismo brasileiro”, diz o ministro do Turismo, Henrique Alves. “São também um grande potencial a ser explorado”, afirmou. 

Se analisada toda a série de monitoramento de intenção de viagem, os destinos brasileiros sempre estiveram à frente dos internacionais na preferência da população, mas o aumento recente da procura pelo próprio país se explica por três razões, que juntas projetam o turismo brasileiro. 

A primeira delas é a alta do dólar, que encareceu os destinos estrangeiros e abriu caminho para as opções dentro do próprio país. 

O percentual de brasileiros que manifestaram intenção de viajar para o exterior em abril ficou em 22,6%, de acordo com o estudo. Soma-se a isso o fato de que mais de 62 milhões de turistas realizaram 206 milhões de viagens no ano passado pelo Brasil. 

A segunda razão tem relação com o ganho de infraestrutura em aeroportos e atrativos turísticos, que ganhou força com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo. Uma das consequências foi o avanço de 23 posições no ranking de competitividade do turismo, passando da 51ª à 28ª posição entre 140 nações avaliadas, de acordo com estudo divulgado na semana passada pelo Fórum Econômico Mundial. 

O terceiro motivo, de caráter conjuntural, se deve á quantidade de feriados deste ano, boa parte deles unidas a finais de semana, que devem gerar folgas prolongadas e, consequentemente, mais viagens pelo país. 

No Brasil, o impacto global na indústria brasileira de viagens e turismo gerado pelos seis feriados prolongados será de R$ 18,66 bilhões com a realização de 10,9 milhões de viagens domésticas extras. A projeção é do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário