terça-feira, 19 de maio de 2015

Fátima Bezerra e Maria do Rosário lançarão frente em defesa do ensino profissionalizante

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e a deputada Maria do Rosário (PT-RS) lançarão, na próxima quarta-feira (20), às 8h30, no Restaurante dos Senadores, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante. 

O objetivo da frente é dar continuidade à expansão da rede de ensino técnico e profissionalizante, de forma a assegurar o cumprimento da Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de vagas no ensino profissional, de forma a permitir que o jovem escolha se prefere seguir o ensino tradicional ou o ensino técnico de nível médio. 

A intenção é ainda promover e fomentar mecanismos de incentivo ao ensino técnico e profissionalizante no país. Para isso, como informou a senadora Fátima, a frente deverá trabalhar em parceria com o Ministério da Educação e incentivar o intercâmbio com parlamentares de outros países, visando não só à troca de experiências na área, como também ao aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas nacionais e regionais. 

“A Frente é mais um espaço para promover e fortalecer o ensino profissionalizante brasileiro, e ainda defender a aprovação de medidas legislativas de interesse das populações direta ou indiretamente ligadas à área”, declara Fátima. 

No dia do lançamento da Frente, os parlamentares lançarão um manifesto em prol da aprovação do Projeto de Lei (PL 2.245/07), que regulamenta a profissão de tecnólogo. O projeto, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara em 2013 e, até presente momento, não foi apreciado pelo Plenário da Casa. 

“Por meio do projeto de lei, estamos resgatando uma dívida histórica com milhares de brasileiros com curso de tecnólogo, que não tem o reconhecimento de sua profissão”, declara Fátima Bezerra, que foi relatora do projeto de Lei na CCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário