sábado, 2 de maio de 2015

OMS adverte para passividade de países com mau uso de antibióticos

Os serviços de saúde de todo o mundo não atuam suficientemente contra o mau uso de antibióticos, o que favorece a resistência aos medicamentos e a morte provocada por doenças crônicas, advertiu nesta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Em seu primeiro estudo sobre a resposta dos países à resistência antimicrobiana - o fato de os micróbios se tornarem insensíveis aos medicamentos - a OMS ressalta que há grandes diferenças entre as diversas regiões do mundo. 

"Trata-se do único e maior desafio das doenças infecciosas hoje em dia", considerou o doutor Keiji Fukuda, assistente do diretor-geral para a segurança da saúde. "Todos os tipos de micróbios, incluindo muitos vírus e parasitas, se tornam resistentes aos medicamentos", explicou, expressando sua preocupação pelas "bactérias que cada vez são menos tratáveis com os antibióticos disponíveis". 

A OMS já advertiu no ano passado sobre este tema e considerou que estava avançando em direção a uma época "pós-antibiótica", onde será possível morrer por doenças banais ou ferimentos leves. 

A organização realizou em 133 países um estudo sobre a resposta à resistência a medicamentos antimicrobianos para tratar a pneumonia, a tuberculose, a malária e o vírus HIV. 

Apenas 34 dos 133 países colocaram em prática políticas para lutar contra a resistência aos antibióticos. Um dos problemas é a venda livre de antibióticos sem receita, ainda muito disseminada no mundo. 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário