terça-feira, 12 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de Caicó solicitou carro fumacê a 4ªURSAP desde o mês de março

A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou desde o dia 27 de março de 2015, através do oficio nº 98/2015, protocolado na 4ª Unidade Regional de Saúde Pública(4ª URSAP), a realização da operação com carro fumacê para complementar as atividades do programa municipal de combate a dengue, em virtude do aparecimento de casos notificados e confirmados da doença. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Maria José Soares, o município de Caicó atende os requisitos para a utilização do carro fumacê porque além do índice de infestação também está no período chuvoso e existe a presença de muitos mosquitos circulando em toda a cidade. “Solicitamos logo em março porque esse período é propício para o surgimento de focos do mosquito da dengue devido o volume de água acumulada nas vias públicas e nos terrenos baldios”. Disse a Secretária. 

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde de Caicó, devido a demora para a chegada do carro fumacê foi necessário manter um contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde que informou não está com disponibilidade de combustível para o envio do veículo, de imediato o município de Caicó se responsabilizou pela abastecimento e recebeu uma resposta de que está recebendo a operação a partir da próxima semana. 

O veículo vai atuar na aplicação de larvicida conhecido como Ultra Baixo Volume (UBV) nas áreas de maior incidência. O tratamento a Ultrabaixo Volume (UVB) consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, usado para eliminar o mosquito transmissor da dengue na fase adulta. 

O objetivo do tratamento com o fumacê é eliminar os mosquitos adultos infectados e diminuir a transmissão da doença. Outro aspecto importante é a contribuição da população, como por exemplo, abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário