sábado, 16 de maio de 2015

Técnicos formados pelo CTGAS-ER na área de Energia Eólica apresentam alto índice de absorção pelo mercado de trabalho

O Rio Grande do Norte vem se destacando como um dos maiores produtores de energia eólica do Nordeste e do Brasil. 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER tem participação relevante nesse processo produtivo, com a formação de mão de obra especializada, além de desenvolver pesquisas, sendo bastante procurado pelas empresas do setor. 

O Estado possui uma das poucas especializações em energia eólica do país, oferecida pelo CTGAS-ER e que atrai alunos de todo o Brasil. A coordenadora de Educação do CTGAS-ER, Elenita dos Santos, informa que cerca de 70% dos técnicos formados pelo Centro são contratados pelas empresas que atuam na área. 

Nos últimos três anos, mais de 1.700 alunos concluíram cursos na área de Energia Eólica no CTGAS-ER, desde a iniciação até a especialização e atualmente 96 alunos cursam especialização em Energia Eólica e 80 estão matriculados no curso Técnico em Sistema de Energia Renovável. 

Com o crescimento rápido do segmento eólico, o Estado deverá se manter contratando pessoas especializadas para atuar na área. 

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com parques eólicos que totalizam aproximadamente 2.000 MW (Megawatt) de potência instalada, o suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica do Estado, hoje com uma população de 3,4 milhões de habitantes, e deverá chegar a 4.000 MW em 2018, gerando energia para atender um Estado como o de Pernambuco, atualmente com uma população de 9 milhões de pessoas. 

Para se ter uma ideia da importância do CTGAS-ER no processo, cada parque de 100 MW necessita de aproximadamente 700 empregados, durante sua fase de implantação, sendo 50% na construção civil. 

Nas etapas seguintes, como o desenvolvimento do projeto e a operação e manutenção do parque, necessita-se de um efetivo menor, mas, com necessidade de pessoal bastante capacitado em conhecimentos específicos da área. 

Boa parte da demanda de formação é atendida pelos cursos técnicos e de graduação tradicionais e os conhecimentos específicos são obtidos em cursos de extensão ou de especialização. O CTGAS-ER oferece uma das únicas especializações em energia eólica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário