terça-feira, 4 de agosto de 2015

Governo comemora 2 anos do Programa Mais Médicos

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) participou, nesta terça-feira (04), da cerimônia de comemoração de dois anos do programa Mais Médicos. 

O evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, dos ministros Arthur Chioro (Saúde) e Renato Janine ( Educação), além de médicos brasileiros e cubanos participantes do programa. 

O Mais Médicos conta hoje com 18.240 médicos que atuam em 4.058 municípios e em 34 distritos de Saúde Indígena, atendendo mais de 63 milhões de brasileiros. 

Até 2017, devem ser criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica, com foco em áreas prioritárias para o SUS. 

Durante sua fala, a presidenta Dilma destacou a parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. "A Saúde quer médicos, a Educação os forma”, disse. 

A presidenta declarou também que o seu governo priorizará as políticas de interiorização dos cursos de medicina no país e dará mais oportunidades para aqueles que querem exercer a atenção básica. “Eu tenho certeza que o Programa Mais Médico engrandece meu mandato. Eu me sinto realizada por vocês (médicos) estarem hoje presentes 24 horas nos municípios de nosso país, atendendo as necessidades da nossa população.”, disse. 

Fátima, que lutou para que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) fizessem parte do primeiro ciclo de expansão da oferta de vagas em cursos de medicina no país, nos campi de Caicó, Currais e Santa Cruz (UFRN) e Assu (Ufersa), defendeu a importância do Programa Mais Médicos. 

“O programa foi capaz de levar assistência a uma parcela da população que não tinha acesso a assistência médica. Hoje, todos contam com atendimento médico, inclusive preventivo, especialmente a população mais pobre do nosso país”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário