terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ministro assegura continuidade de obras hídricas no RN

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, recebeu nesta terça-feira (11/8), em Brasília (DF), uma comitiva do Rio Grande do Norte para tratar sobre as obras da Barragem de Oiticica, em andamento na região de Seridó. 

Na presença de parlamentares e do arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o ministro garantiu que está empenhado em concluir as obras e em atender as demandas de abastecimento no estado. 

Para isso, afirmou que fará todo o esforço para manter os repasses de forma continuada e, a medida do possível, incrementá-los. 

A audiência foi solicitada pela senadora Fátima Bezerra. "O Ministério da Integração Nacional tem direcionado os esforços para suprir as demandas de abastecimento de água no país, com uma atenção especial à revitalização do rio São Francisco, que deve atender 12 milhões de pessoas, em quatro estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte", destacou o ministro. 

Gilberto Occhi afirmou ainda, que apesar do contingenciamento orçamentário, reconhece a importância das obras estruturantes em cada estado brasileiro, como a Barragem de Oiticica, e está empenhado em garantir a segurança hídrica, sobretudo nas regiões afetadas pela seca. 

A senadora Fátima Bezerra fez um apelo para que os repasses com destino à Oiticica e às demais obras hídricas de caráter estruturantes no RN sejam mantidas sem que interrupção. “Vamos todo o esforço para manter o cronograma”, respondeu o ministro. 

O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Oswaldo Garcia, explicou também que as obras de infraestrutura hídrica são executadas juntamente com as obras sociais. "Garantir a revitalização do rio São Francisco e a conclusão das demais obras de acesso à água são prioridades, mas elas não caminham sozinhas. 

Os investimentos também estão sendo destinados ao atendimento social da população. Uma ação caminha paralelamente à outra. Esse é um compromisso do MI", garantiu. 

O arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, por sua vez, informou que as arquidioceses têm interesse em visitar os canteiros de obras e apoiar o trabalho do governo. "As obras precisam caminhar junto com a conscientização, para que possamos viver um novo momento no Brasil. A igreja esta aqui para apoiar o governo federal no que for necessário, para dar melhor qualidade de vida aos brasileiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário