segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Usina solar do Campus Parelhas é a sexta a entrar em funcionamento no IFRN

No último dia 6 de agosto, entrou em funcionamento a usina solar do Campus Parelhas do IFRN. A produção de energia anual estimada para essa unidade é de 7.100 kWh/mês, que será consumida dentro do Campus. 

Como a unidade de ensino foi inaugurada neste ano e ainda não funciona com toda sua capacidade, nos primeiros meses, é prevista uma demanda menor que a produção, sendo o excedente lançado na rede de distribuição da COSERN e o valor relativo ao excedente creditado proporcionalmente na fatura da Instituição, conforme prevê a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O Campus Avançado de Lajes, que também iniciou suas aulas neste ano, contará com a instalação de uma usina solar de igual configuração ao do Campus Parelhas, com início da execução previsto para as próximas semanas. 

Já no Campus São Gonçalo, foi iniciada a implantação de uma usina de 55 kW que cobrirá parte do estacionamento. Ao final, o IFRN contará com 9 usinas fotovoltaicas em unidades diferentes da Instituição. 

O Instituto já possui, além do Campus Parelhas, cinco unidades com usinas fotovoltaicas em pleno funcionamento: a Reitoria e os campi Canguaretama, Currais Novos, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. No total, são 753 kW de potência fotovoltaica instalada, com 558 kW de potência ativa. 

A diferença de 195 kw se deve ao Campus Natal-Central, com usina em processo de finalização de instalação devido a questões de ordem técnica que necessitaram ajustes. 

A montagem inicial, que era de 112,8kW, foi ampliada para 195kW, ocupando toda a extensão da cobertura do bloco de salas de aula. "Sob a coordenação do professor Augusto Fialho, está sendo preparada uma sala para acompanhar o desempenho dos geradores instalados no IFRN, incluindo a instalação de uma estação solarimétrica que será doada pela ALSOL ENERGIAS RENOVÁVEIS", declarou Franclin. 

O equipamento permitirá o desenvolvimento de estudos relacionados à eficiência dos painéis e inversores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário