quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Cerveja e a saúde do coração: saiba mais sobre essa dupla tão apreciada

Pessoas que apreciam uma boa bebida alcoólica, e ao mesmo tempo se preocupam com a saúde do coração, sempre tiveram o vinho como um grande aliado, por muitos anos. 

No entanto, uma nova pesquisa revelou que a cerveja pode ser mais benéfica para o seu coração do que o vinho. Um estudo publicado na Revista Scandinavian Journal of Public Health Care descobriu que as mulheres que bebiam cerveja, uma ou duas vezes por semana, tinham um risco 30 por cento menor de ter um ataque cardíaco, do que aquelas que bebiam cerveja mais de duas vezes por semana, ou que simplesmente nunca bebiam cerveja. 

Durante o estudo, os pesquisadores entrevistaram cerca de 1.500 mulheres com idades entre 32 e 60 anos. As participantes tiveram que responder a perguntas sobre a frequência com que bebiam cerveja, vinho ou outras bebidas alcoólicas, bem como sobre seu estado de saúde física. 

Depois de 32 anos de monitoramento, os pesquisadores descobriram que 185 mulheres tinham sofrido um ataque cardíaco, 162 tinham sofrido um derrame, 160 delas haviam desenvolvido diabetes, e 345 desenvolveram câncer. 

Embora os pesquisadores tenham encontrado uma relação entre o consumo moderado de cerveja e a redução no risco de sofrer um ataque cardíaco, eles (surpreendentemente) não encontraram a mesma correlação entre aqueles que preferiam beber vinho. 

Os benefícios que o vinho proporciona à saúde do coração já são bastante conhecidos. Porém, os cientistas já haviam observado anteriormente — pelo menos em homens — uma relação entre a cerveja e a saúde do coração. 

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine contou com a participação de 38.000 participantes masculinos e revelou que aqueles que bebiam cerveja (e outras formas de álcool) pelo menos três ou quatro dias por semana, tiveram um risco menor de sofrer um ataque cardíaco, do que os homens que bebiam álcool menos de uma vez por semana. 

O Dr. Kenneth J. Mukamal, MD., professor adjunto de medicina na Harvard School of Public Health, é o autor desse estudo (além de outro sobre o impacto do consumo de álcool sobre a nossa saúde), e diz para o Yahoo Health que esses últimos resultados não lhe causaram nenhuma surpresa. 

“Na maioria dos casos, existe uma relação entre o consumo moderado de bebidas alcoólicas e a redução no risco de sofrer um ataque cardíaco,” diz ele. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário