quarta-feira, 7 de outubro de 2015

“A chamada Casa Grande anda inconsolável”, declara Fátima Bezerra

Durante plenária do movimento Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, nesta terça-feira (6), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) convidou a população a se unir aos movimentos sociais e ajudar a pressionar o Senado a derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113/2015, enterrando de vez o financiamento empresarial de campanhas. 

“É fundamental a mobilização social em todo o país, estados e municípios, com os olhos votados para o Senado, para que possamos rejeitar a PEC. A chamada Casa Grande, tanto aqui na Câmara como no Senado, que se mantém na política até hoje graças especialmente a expedientes como o financiamento empresarial de campanha, anda inconsolável”, enfatizou Fátima. 

Segundo a senadora, setores conservadores do Congresso, inconformados com a derrota no último dia 17, quando o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o financiamento empresarial, querem agora colocar a possibilidade na Constituição, aprovando a PEC 113/2015. 

Fátima defendeu a proposta de financiamento democrático de campanha, de iniciativa da Coalizão, que é uma combinação do financiamento público e de pessoa física com limite. 

A senadora também elogiou a decisão do STF que, por 8 votos a 3, declarou inconstitucional as doações de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, e parabenizou a presidenta Dilma Rousseff que, em consonância com a decisão do Supremo e da maioria da população brasileira, ao aprovar a Lei 13165/2015, vetou o dispositivo que autorizava o financiamento empresarial de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário