sábado, 3 de outubro de 2015

Cerca de 700 pessoas são atendidas pelo Tour de Combate ao Câncer de Pele em Natal

Manchas de pele escuras, feridas de não cicatrizam, sinais que crescem. Essas foram as principais queixas dermatológicas das quase 700 pessoas que buscaram tratamento no Tour de Combate ao Câncer de Pele neste sábado (3) no Parque das Dunas. 

"Os atendimentos gratuitos foram feitos por mais de 30 dermatologistas voluntários que examinaram os pacientes e diagnosticaram os casos de câncer de pele. Essa é uma das ações sociais da SBD no Rio Grande do Norte na prevenção e tratamento as doenças na pele", destaca o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dr. Leonardo Ribeiro. 

Na fila da triagem, os pacientes com mais idade relataram casos de sinais que cresceram após trabalho e anos de exposição solar sem proteção. 

O aposentado José Vicente da Silva, de 75 anos comentou os anos que ficou sem cuidar da pele. "Eu trabalhei a vida inteira na construção civil e agora estou preocupado com essas manchas", destaca. Após exames e consulta com os dermatologistas, o aposentado foi diagnosticado com câncer e encaminhado para continuidade do tratamento na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. 

Pacientes de todas as idades procuraram atendimento no Tour de Combate ao Câncer de Pele em Natal. Foram atendidas crianças, jovem e adultos de até 98 anos. Uma delas foi a dona de casa Arlene Dantas Bezerra, de 57 anos também falou sobre sua vida e exposição ao sol. "Eu nunca me preocupei com esses cuidados com a pele. Agora essa mancha está ficando mais escura e cresceu", contou. 

Usando equipamentos modernos para o diagnóstico de câncer de pele como o "fotofinder" disponibilizado pela empresa patrocinadora do evento, La Roche-Posay os mais de 30 dermatologistas comentaram a ação. "Estamos aqui para cuidar da pele dos pacientes e lembrar dos cuidados com a prevenção e fotoproteção", destaca a dermatologista e membro da diretoria da SBD, Tatiana Maia. 

Os atendimentos foram feitos em três consultórios montados no caminhão itinerante que já percorreu cinco cidades do Brasil este ano. De acordo com a diretoria da SBD foram diagnosticados mais de 50 casos de câncer de pele, um número considerado ainda alto pelos dermatologistas. 

Todos os dermatologistas que participaram do Tour de Câncer de Pele atenderam voluntariamente os pacientes, na ação considerada uma das mais importantes do calendário da dermatologia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário