segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Curso Multicampi de Medicina de Caicó integra Consórcio das Escolas de Medicina das Américas

Três universidades brasileiras de medicina participaram nos dias 10 a 12 deste mês, em Lima, Peru, da reunião que criou o “Consórcio para avanço da missão social das escolas de Medicina na região das Américas”. 

Do Rio Grande do Norte esteve presente o Prof. George Dantas, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó. 

Além do Brasil, diretores de faculdades de Medicina do Peru, Argentina, Nicarágua, Uruguai, Estados Unidos e Canadá participaram da reunião realizada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 

As outras duas do Brasil foram a Universidade Federal de Roraima e o novo curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. Para George Dantas, “a inclusão do Curso Multicampi de Medicina da UFRN no grupo inicial de escolas integrantes do Consórcio é um reconhecimento às ações desenvolvidas pela UFRN desde a fase de planejamento à implantação do curso em Caicó. 

"Temos várias iniciativas interessantes sendo desenvolvidas", disse o diretor, destacando três que reforçam o mandato de responsabilidade social da Escola: “A adoção de um currículo inovador baseado na comunidade; a implementação do argumento de inclusão regional, que vem possibilitando a seleção de um número significativo de alunos provenientes das comunidades onde o curso está inserido e o recrutamento e capacitação de profissionais locais para atuarem como docentes". 

O consórcio 

O objetivo do consórcio é fortalecer a educação médica e os sistemas de saúde promovendo o avanço da responsabilidade social nos currículos das escolas médicas da região das Américas. 

Durante a reunião foram apresentadas as experiências das escolas participantes deste projeto piloto apoiado pela OPAS, no que se refere a integração com a comunidade e os serviços de saúde, ao recrutamento de estudantes e professores e outras iniciativas que reforçam a missão social das escolas participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário